Não te deixarei, pois minha vida não vale mais que a sua!
- Cristina Saraiva Figueirêdo
- 6 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Se pararmos para pensar que não apenas Noemi estava sofrendo e de luto, na miséria e desamparada, mas Rute e Ofra também passavam pela a mesma situação, estavam juntas no mesmo barco. Três mulheres sozinhas, Noemi não tinha mais perspectiva de futuro, mas Rute e Noemi sim, podiam pular do barco e buscar uma chance de salvar-se daquela situação tão aterrorizante, Ofra fez, ela pensou em si mesma e no seu bem estar, e mesmo que também não tenha sido fácil para ela a separação de alguém tão querida como Noemi, ela pensou em sua própria sobrevivência e em garantir um futuro melhor para si mesma, mas ficou esquecida pela a história e irrelevante para o projeto de Deus acerca de Cristo.
Diferentemente de Rute, que esqueceu de si mesma e seu bem estar, seus sonhos de futuro e DECIDIU seguir e permanecer fiel junto de sua sogra amada Noemi, custe o que custar, ainda que isso as levassem a morte, morreriam juntas, estava disposta a ser rejeitada e considerada ímpia pelos moradores de Belém por ser moabita, não importava, ela estava disposta a demonstrar que sua vida não valia mais que a vida de Noemi, que sua dor não era maior que a dor de Noemi, que sua salvação estava em manter-se fiel.
Não somente foi salva e restaurada, mas teve seu nome cotado na história de Cristo, tão somente por tantos anos antes de Jesus declarar :
"Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á."
Mateus 16:24
Rute fez exatamente isso!
Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!
Rute 1:16-17 NTLH
Quando estamos passando por uma dor extrema, seja por uma perda de um ente querido, uma decepção ou qualquer outra situação vexatória, temos a tendência em pensar que nos afastar e mudar radicalmente pode nos ajudar a superar isso, mas a melhor lição bíblica que temos aqui é que enfrentar nossa adversidade de frente ainda que com medo é a melhor forma de vencer e mudar de nível na vida em todos os sentidos.
há mudanças que acontecem naturalmente quando permanecemos fiéis.
Comentários